O Jardim da Sereia acolheu, no dia 7 de junho, a iniciativa “50 anos de história: pessoas e projetos da ANF”, promovida pela Delegação do Centro no âmbito do programa das comemorações dos 50 anos da Associação.
Num ambiente descontraído e de grande proximidade, foram celebrados projetos que marcaram a história da ANF, inspirados pelos testemunhos de quem os viveu de perto. O momento foi inaugurado com palavras de Paula Miranda, da direção da Delegação do Centro, que lançou o desafio: «que este encontro reforce os laços que nos unem e que juntos façamos o percurso rumo ao futuro, com novos projetos, acompanhando a mudança, com o mesmo propósito e determinação».
A primeira conversa, que assinalou o aniversário dos 25 anos do Departamento de Apoio ao Associado (DAA), sublinhou a valorização atribuída pelas farmácias ao departamento que é o ponto de contacto das equipas das farmácias com a Associação. «Desde o primeiro dia, o nosso objetivo foi estar próximo das farmácias, perceber a realidade no terreno e responder de forma eficaz aos desafios locais que cada farmácia enfrenta», explicou Maria da Luz Sequeira, responsável pela criação do departamento há 25 anos. Paulo Fernandes, vice-presidente da ANF, recordou o papel das farmácias no tempo da pandemia que «sem o apoio do DAA não teria sido possível», fez notar. Rosário Lourenço, membro da Comissão Executiva, salientou a credibilidade desta equipa, contruída ao longo dos anos, e «em quem as farmácias podem confiar».
Na conversa moderada por Sofia Valada, delegada de zona da ANF, participaram Paula Dinis, presidente da Dignitude, e Maria João Toscano, diretora executiva da Associação, onde foi abordado o poder transformador do Programa abem:, que já garantiu o acesso à medicação a mais de 41.000 pessoas. «A força da Associação Dignitude e do Programa abem: reside no poder da sua rede, onde as farmácias exercem um papel fundamental. É muito bom podermos contar já com a participação de mais de 1.200 farmácias, que garantem diariamente o acesso à medicação a quem mais precisa», explicou Paula Dinis. Maria João Toscano finalizou a sessão deixando um repto a todos os presentes para que se juntem à rede abem: no ano em que a Dignitude celebra 10 anos, contribuindo ativamente para a transformação da vida de milhares de pessoas.
Ema Paulino, presidente da ANF, encerrou as ANF Talks, agradecendo a presença dos Associados, das suas equipas e familiares, referindo que a história da ANF é escrita todos os dias pela mão das mais de 2.700 Farmácias Portuguesas, que colocam o melhor de si ao serviço da população. «Entram todos os dias nas farmácias mais de 570 mil pessoas. Falamos de 5% da população portuguesa, que confia na competência das nossas equipas. A capilaridade da rede a par da excelência técnica que nos caracteriza faz com que sejamos capazes de continuar a liderar a transformação do setor da saúde», afirmou.
A tarde prosseguiu com o corte do bolo comemorativo dos 50 anos da ANF e a atuação da banda de música GMB, que trouxeram o tom festivo, marcado por alegria e boa disposição.