Conferência em Viseu: Preservar a memória é afirmar a identidade farmacêutica

«As farmácias estão onde as pessoas estiverem, não ficam entre as suas paredes», sublinhou João Neto, diretor do Museu da Farmácia, na conferência “Referências Museológicas nos Cuidados de Saúde”, no dia 26 de setembro”, em Viseu.

A conferência dinamizada pela Estrutura Associativa do Distrito de Viseu propôs uma reflexão sobre o papel dos museus na preservação e valorização da memória dos cuidados de saúde em Portugal, assinalando também o Dia do Farmacêutico.

A importância das farmácias no acesso aos cuidados de saúde foi realçada pelos intervenientes. «Ir à farmácia é ser atendido com enorme qualidade. As farmácias são fundamentais para a população e têm um papel insubstituível», garantiu Odete Paiva, diretora do Museu Nacional Grão Vasco.

«As farmácias são um lugar de proximidade. São, muitas vezes, o sítio onde encontramos confortos e a primeira cara dos cuidados de saúde», constatou Leonor Barata, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu. Nesse sentido, Leonor Barata enalteceu também os 50 anos da ANF, que «são uma prova de maturidade e do percurso feito pelas farmácias».

Coube a João Neto, diretor do Museu da Farmácia, apresentar as ligações entre o património museológico e as práticas de saúde. «As pessoas confiam naquele que tem sido o espaço de ciência mais perto das populações», lembrou.

«Temos sempre o nosso conhecimento próximo das pessoas; isso é a farmácia», acrescentou. E nada melhor do que contar essa história num museu, preservando a memória e a afirmação da identidade farmacêutica. Porque «os museus, tal como as farmácias, estão abertos a todos. Mais do que preservar o património material, preservamos, acima de tudo, as histórias e as pessoas das farmácias», destacou João Neto.

Paula Dinis, vice-presidente da ANF, concluiu partilhando que é «um orgulho celebrar os 50 anos da ANF e a farmácia enquanto espaço de cuidados de saúde de proximidade».

Seguiu-se uma visita guiada ao Museu Nacional Grão Vasco, onde é possível encontrar objetos de cerâmica ligados a antigas farmácias. O evento terminou com um Porto de Honra.

 

30 de Setembro, 2025

Partilhar: