A cidade de Vila Real acolheu a conferência “Farmácias e Vinho do Porto: Encontros com História”, inserida nas comemorações dos 50 anos da ANF.
Na sessão, que teve lugar no Museu da Vila Velha, Ana Novo Barros conduziu os participantes ao longo de uma viagem que deu a conhecer o potencial dos subprodutos vitivinícolas em produtos cosméticos e farmacêuticos. A professora convidada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro destacou as propriedades anti-inflamatórias e de antienvelhecimento dos extratos de engaço, um dos resíduos resultantes da atividade vinícola característica da região transmontana. «É essencial que sejamos capazes de olhar para o potencial destes subprodutos, cuja ação antirrugas e anti manchas é muitas vezes superior a alguns dos cremes mais vendidos», sublinhou.
A conferência contou ainda com a participação de Mara Minhava, em representação do presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios. «As farmácias têm desempenhado um papel essencial na adesão à terapêutica, nos rastreios, na vacinação e na promoção da saúde mental da população», referiu a vereadora com o pelouro da Saúde.
A tarde contou ainda com uma visita ao Museu da Vila Velha e com uma prova de vinho do Porto conduzida por Manuel Henrique Silva, enólogo da Rozès e vencedor do prémio “Enólogo do Ano” em 2023.