«A Associação Nacional das Farmácias e as farmácias portuguesas foram, desde a primeira hora, uma voz pela saúde», sublinha o diretor do Museu da Farmácia, João Neto.
A ANF e as farmácias associaram-se, desde cedo, a campanhas de Saúde Pública, procurando promover a saúde e o bem-estar dos portugueses. Exemplo disso é o seu envolvimento no Programa Troca de Seringas – “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão” (PTS).
«Não podemos esquecer a importância que teve o Programa Troca de Seringas e não podemos esquecer a importância da defesa da existência e da sustentabilidade das farmácias», afirma João Neto, referindo-se também à campanha “Farmácias de Luto”.
Este foi um movimento das farmácias comunitárias com vista à promoção da sua sustentabilidade, fundamental para assegurar condições que lhes permitissem continuar a ser um importante ativo na garantia da coesão territorial e do acesso das pessoas aos cuidados de saúde. Esta campanha foi o reflexo de uma característica do ADN da ANF: a união das farmácias.
Os documentos relativos ao PTS e à campanha “Farmácia de Luto” podem ser consultados na exposição “50 anos. 50 documentos”, que decorre no Museu da Farmácia, no âmbito das comemorações dos 50 anos da ANF.