50 anos. 50 documentos – Participação em campanhas de Saúde Pública

«A Associação Nacional das Farmácias e as farmácias portuguesas foram, desde a primeira hora, uma voz pela saúde», sublinha o diretor do Museu da Farmácia, João Neto.

A ANF e as farmácias associaram-se, desde cedo, a campanhas de Saúde Pública, procurando promover a saúde e o bem-estar dos portugueses. Exemplo disso é o seu envolvimento no Programa Troca de Seringas – “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão” (PTS).

«Não podemos esquecer a importância que teve o Programa Troca de Seringas e não podemos esquecer a importância da defesa da existência e da sustentabilidade das farmácias», afirma João Neto, referindo-se também à campanha “Farmácias de Luto”.

Este foi um movimento das farmácias comunitárias com vista à promoção da sua sustentabilidade, fundamental para assegurar condições que lhes permitissem continuar a ser um importante ativo na garantia da coesão territorial e do acesso das pessoas aos cuidados de saúde. Esta campanha foi o reflexo de uma característica do ADN da ANF: a união das farmácias.

Os documentos relativos ao PTS e à campanha “Farmácia de Luto” podem ser consultados na exposição “50 anos. 50 documentos”, que decorre no Museu da Farmácia, no âmbito das comemorações dos 50 anos da ANF.

12 de Outubro, 2025

Partilhar: